Energisa investe em modernização da rede elétrica para evitar interrupções em MS
13/12/2024
Medidas como o monitoramento, a automação da rede e manutenções preventivas periódicas fazem parte das ações da concessionária para evitar interrupções dos serviços. Investimentos em modernização da rede elétrica, manutenções preventivas e periódicas, além de um plano de contingência elaborado, estão entre as medidas adotadas pela Energisa para evitar interrupções no fornecimento de energia, mesmo em condições climáticas adversas, como tempestades e as altas temperaturas observadas em Mato Grosso do Sul.
Conforme o gerente de Operações da Concessionária, Helier Fioravante, a Energisa trabalha preventivamente para aumentar a resiliência da rede, mas em casos de impactos na distribuição de energia causado por eventos extremos, estamos preparados para agirmos rápidos em situações de contingência, buscando brevidade e segurança no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica.
"Temos um plano de contingência com ações previamente planejadas e atualizadas, o que inclui a mobilização de equipes extras e veículos prontos para atender rapidamente qualquer necessidade da população em situações extremas, como tempestades ou incidentes climáticos adversos", explica Fioravante.
Ele ressalta que a empresa atua de forma integrada com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e representantes municipais e estaduais, o que fortalece a capacidade de resposta em casos de emergência, como queda de galhos ou objetos sobre a rede elétrica, que podem causar rompimento de cabos e outros danos.
Cuidados
Enquanto a Energisa investe na modernização da rede elétrica, os moradores também podem adotar algumas medidas para evitar emergências, e consequentemente, a interrupção do fornecimento de energia elétrica provocado por eventos climáticos.
A principal é plantar arvores de acordo com manual de arborização do município, não plantar árvores de grande porte sob a rede elétrica e manter o tamanho das árvores bem abaixo da rede elétrica, evitando tocar nos fios de energia. Isto porque os galhos de árvores de grande porte podem encostar nos fios, causando curtos-circuitos e rompimento dos cabos, interrompendo o fornecimento da energia elétrica.
Além disso, existe o risco de energização da árvore, o que pode provocar choques elétricos e até incêndios. O mais indicado é optar por espécies de pequeno porte para evitar que os galhos cresçam demais e alcancem os fios.
Emergências
Quando ocorrem interrupções, as equipes da Energisa seguem protocolos rigorosos de segurança, avaliando os riscos e acessos em áreas isoladas.
"Cada situação é analisada com atenção para garantir que a energia seja restabelecida de forma segura e contínua", acrescenta Fioravante.
A Energisa também faz um importante alerta à população sobre a necessidade de manter distância em casos de rompimento de cabos elétricos. “Se houver cabos caídos, especialmente após temporais, eles podem estar energizados. É fundamental não se aproximar e acionar imediatamente a concessionária", orienta.
Energisa MS
Divulgação.
Atendimentos
Os clientes da Energisa têm diversos canais de atendimento à disposição: o site oficial (energisa.com.br), o WhatsApp Gisa (67 99980-0698), o aplicativo Energisa On ou o call center pelo número 0800 722 7272.
Para registrar qualquer ocorrência envolvendo a rede elétrica, é importante ter em mãos o número da unidade consumidora ou o CPF no momento do contato.